Olá Pessoal, eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta. Trabalho com a técnica da microfisioterapia, com a leitura biológica, fisioterapia integrativa, dentre outras.
Hoje eu estou aqui para falar, pra você, sobre a sua coluna. Você que tem dores na coluna… não é fácil né meu amigo?! Mas tem salvação. Tem vários processo e várias situações que você fazer para se ajudar.
A primeira delas é entender como funciona o sentido biológico do seu corpo, ou seja, o porque você está tendo esta dor, o porque sua coluna está apitando.
Ah! Lembrando que nós temos três partes na coluna: a coluna cervical; a coluna dorsal (que fica no meio); e mais embaixo, que é a parte mais gritante temos o conjunto da lombar, sacral e cóccix, que é justamente a região que costuma mais dar problema.
A coluna lombar é a que a gente mais tem dificuldade de entender e é a mais acometida. Por dois motivos: Primeiro porque estruturalmente a coluna lombar divide o corpo no meio. Então, quando eu flexiono a minha coluna, estruturalmente, estou trazendo o peso de mais de 50% do meu corpo para frente. Então fisicamente, estou tendo um dado estrutural, que é uma das possibilidades.
A exemplo disso temos o caso de um indivíduo que trabalha abaixando e levantando, curvando a coluna ao invés do ideal que seria exercer esta funcionalidade de forma diferente, agachando com a flexão dos joelhos.
O mesmo acontece com o pescoço, quando ficamos por muito tempo com o pescoço baixo para ficar mexendo no celular e com o passar dos anos, vou sobrecarregando a carga na coluna, pois o peso fica desequilibrado, exigindo mais da musculatura e da parte óssea do pescoço. Então, sempre que eu for flexionar, tenho que prestar atenção na minha postura, para poder fazer isso de uma forma menos nociva.
Pensar que tenho uma estrutura que está sendo castigada e lesionada é um processo bastante importante. No caso da coluna lombar eu flexiono os joelhos e no caso do uso do celular, eu não preciso curvar o pescoço, mas posso trazer o aparelho para uma posição mais alta, de frente para o rosto.
Agora, tirando este processo físico, nós temos os processos psicossomáticos ou somato emocionais que estarão agregados a estas dores de coluna, onde a microfisioterapia vai te ajudar. Normalmente são situações ligadas à impotência, incapacidade que vão causa dores na coluna. A exemplo disto temos uma situação tão difícil que eu não consegui agir, travei e, então, minha coluna começou a apitar de dor, pois a coluna faz parte do sistema que compõe o seu corpo e sente os reflexos que afetam o seu interior. Entenda aquilo que é o seu processo, entenda como o seu corpo está reagindo aquilo que você não está conseguindo se expressar ou que você não está tendo ajuda de outras pessoas para resolver.
Boas estratégias são: Dividir as situações com outras pessoas; entender que você pode trabalhar isso de uma forma diferente e criar novas estratégias. Quando você mudar a sua percepção com relação a este fato, vai ficar tudo mais fácil. Por exemplo, em um conflito onde você é desvalorizado pelas outras pessoas, o quanto eu dependo da opinião dos outros para determinadas coisas, o quanto eu preciso ser aceito e me mostrar para o outro. Às vezes isso não é necessário e quando mudamos a percepção eu passo a ser mais feliz. Deixar de se importar tanto com a aceitação, percepção ou retorno do outro vai fazer toda a diferença na sua vida.
Enfim, me conte um pouco como é o seu processo de dor e como você tem vivido por tudo isso que eu vou te ajudar.
Um beijo e até já.