Pular para o conteúdo

Intolerâncias Alimentares

Complementares, Indicações Especiais
5/5 - (2 votes)

Olá!

Eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta, trabalho com a técnica de microfisioterapia, fisioterapia integrativa, leitura biológica e com a aromaterapia.

Hoje eu vim falar com vocês sobre as intolerâncias alimentares, sobre as dificuldades de se alimentar de forma não reativa pelo corpo, ou seja, para que eu não tenha diarreia, para que eu não tenha azia, para que eu não tenha refluxo, para que eu não tenha até mesmo uma dor de cabeça ligada a eta intolerância alimentar.

Bom, vamos entender um pouco da fisiologia do corpo como um todo para poder falar deste intolerância. O corpo possui um instrumento de avaliação do alimento que é o próprio cheiro, se vamos nos alimentar e percebemos que o cheiro daquela alimento não está bom é lógico que já vamos refugar, ou seja, eu já não vou querer consumir aquele alimento ou produto pois eu já percebi que algo não está legal. O segundo ponto pra gente se alimentar é a própria visão, ou seja, olhar o alimento e verificar visualmente se aquele produto está bom, entender que a consistência está adequada também faz parte (que é o tato). Então, usamos vários sentidos para poder nos alimentarmos, assim como usamos os sentimos para podermos identificar se aquele produto está bom ou não, também usamos para gravar o momento em que estamos consumindo aquele alimento. Logo, se hoje eu for consumir uma maçã e, de repente, na hora em que eu for morder aquela maçã e chega alguém com uma notícia muito difícil e vai me falar alguma coisa, posso eventualmente criar uma resposta exagerada para quando eu for comer maçã, tornando a maçã um alimento que eu não vou mais querer consumir.

Segundo o Dr. Hummer, em todas as situações que passamos, nosso corpo grava tempo, espaço, clima, usando todos os sentidos para memorizar aquele evento. E para termos um sintoma, o processo vem de uma situação vivida de forma muito inesperada, que ninguém conseguiu me ajudar e que naquele momento eu fiquei atônica, ou seja, eu não consegui reagir, criando uma memória de que aquele processo é negativo pra mim. Logo, as intolerâncias podem sim ter relação com estes processos.

Usando um de meus próprios exemplos, eu tinha alergia do sumo da cebola. Enquanto a maioria das pessoas chora com o cheiro, eu tinha uma resposta absurda onde se eu pegasse uma cebola para descascar os meus olhos ficavam extremamente inchados, como se eles tivessem sido picados por um marimbondo. Depois de passar pelo processo da micro, eu deixei da apresentar esta resposta ao contato com o sumo da cebola e não tenho mais esta reação alérgica.

A intolerância alimentar é o mesmo processo: Se eu criei uma resposta negativa, vamos desligar este alerta.

Seja intolerância a lactose, ao glúten, aquela situação em que você come aquele pepino ou pimentão e é mais indigesto podem estar ligados a este processo que eu falei que é o fator de uma reação de uma vivência negativa. Porém, pode sim ser uma reação alérgica de seu corpo, de hipersensibilidade uma reação exagerada de um processo físico, que aí teremos que entender com a fisioterapia integrativa se aquele alimento é algo que esteja sendo nocivo para você, justamente porque você perdeu fisiologicamente processos que vão te ajudar neste digestão. Seja em um processo do duodeno, que vai fazer a primeira absorção dos alimentos (afinal o estômago recebe, começa a degradá-lo e quem faz a primeira parte de absorção é o duodeno) ou até um processo do intestino grosso, aplicamos questionários da fisioterapia integrativa para que possamos trabalhar e entender se o processo é psicossomático ou psicoemocional ou se é um processo bioquímico mesmo do corpo e aí passamos a trabalhar de forma diferenciada.

O legal é que de qualquer forma, conseguimos entender e verificar qual é o processo que está ligado a sua resposta, ao seu organismo e tratar de uma forma individualizada. Existem processo amplos, como por exemplo tomar a lactase (que é uma enzima que permite que você possa tomar leite), onde você vai tomar medicamento e isso não é legal. Desta forma, entender o seu processo e tratar de forma única é o nosso objetivo e a nossa proposta é fazer com que você possa consumir de forma sábia estes alimentos, com a verdadeira liberdade que seu organismo pode ter.

Espero poder ter ajudado.

Um beijo e até logo.

Inscreva-se em nossa newsletter

Tags :

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tireoide

Olá pessoal! Tudo bem? Eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta, trabalho com microfisioterapia, leitura biológica e fisioterapia integrativa. Hoje estou aqui...

Fobia Medo e Pânico

Olá! Eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta, trabalho com a técnica de microfisioterapia, fisioterapia integrativa e com a leitura biológica. Hoje...

Agendamento

Agende sua consulta

Microfisioterapia em Santo André

Boas Festas!

Desejamos a todos os pacientes e amigos um excelente final de ano, repleto de motivos para se alegrar.
Entre os dias 21/dez e 03/jan estaremos em recesso, retornando os atendimentos em 04/jan.

Microfisioterapia em Santo André

Tenho algo que pode te interessar

Final de ano está chegando e novos planos para o futuro começam a surgir. Que tal cuidar de sua saúde de forma que você entenda o que atrapalhou sua saúde e desempenho em  2023 e começar 2024 em pleno vapor?