Ô situação difícil né?!
A hora que você vê já está com a mão na boca e lá se foi a unha bonitinha?
Bom, o primeiro passo é não se culpar ou se envergonhar por ter este hábito.
Dito isso, vamos para segunda etapa: RESOLVER O PROBLEMA.
Na microfisioterapia entendemos que esta necessidade vem inicialmente de alguma situação vivida, de uma forma inesperada e que não pudemos nos defender, com isso introspectamos uma vontade inicial de “atacar” o outro que não foi possível e atacamos a nós mesmos roendo a unha.
Por exemplo, seu pai brigou você por causa do seu irmão, e na hora você não pode bater nele; além de ouvir todo o sermão do seu pai por algo que não tinha feito, ainda ficou guardando essa vontade de descontar a sua raiva em quem realmente fez a arte, que foi o travesso do seu irmão. Algum tempo depois você é colocado na parede pela professora por uma bagunça que o colega da sala fez e para não ser o dedo duro você guarda de novo o segredo, mas com uma vontade de ter dito, batido ou dado a culpa a quem é devida. Isso ativa o seu conflito, ou seja, você começa “se agredir” quando é colocado sob pressão, e agredir no caso é roer as unhas mesmo meu amigo…rsrsrs
E a cada vez que alguma situação que te pressiona ao pensar como resolvê-la, o disparo de roer é ativado novamente e de novo, de novo até que em pequenas cobranças a reação equivocada do corpo está instalada no seu cérebro como uma resposta necessária.
E aí o que acontecia ocasionalmente agora ficou uma situação que realmente não é tolerável porque chegamos ao ponto de roer a ponta dos dedos, pois cada vez mais a reação se torna automática. Então, realmente você não percebe o que esta fazendo consigo, por isso não deve se culpar de forma alguma.
E como a Microfisioterapia vai te ajudar? Regulando o centro coordenador deste
processo que são órgãos importantes do nosso cérebro que estão com estes alarmes ativados. Através das micropalpações, identificamos em que momento foi o início desta desordem e vamos aos pontos adequados dar o estimulo para que o corpo comece a se reorganizar.
Cada função do corpo tem a parte correspondente, quando ela se desregula, algum sintoma temos, ou teremos em breve. Por isso, faz-se necessário entender e tratar o seu conflito, ou seja, o que em você causa esta reação e dar a informação para o seu corpo de que esta tudo bem se seu chefe te pede um relatório e você não entregou 100%, por um motivo que não dependeu de você, ele vai entender e não vai te “matar” por isso.
É claro que estou simplificando o processo, mas sim, basicamente é isto, mostramos ao corpo o caminho para ele voltar a funcionar de forma homeostática, ou seja, equilibrada, e ao promover a renovação das células ele irá se organizar, desligando este estado de atenção exacerbado em que estava e automaticamente cessando a vontade de roer as unhas.
Espero ter ajudado com este texto. Qualquer dúvida, pode entrar em contato aqui pelo site ou pelas redes sociais.