Olá pessoal, tudo bem?
Estou aqui mais uma vez para dividir com vocês um tema de merda (com o perdão da palavra). Nós vamos falar sobre o intestino que é um tema bastante amplo e até desconfortável para alguns, mas é um tema fundamental para entendermos algumas coisa do nosso corpo. Então vamos dividir este assunto?
Meu nome é Carolina Sanchez, fisioterapeuta. Trabalho com a técnica da microfisioterapia, leitura biológica e com a fisioterapia integrativa e vou dividir hoje todos os mistérios do intestino. Vamos lá!
Aqui eu também deixarei a indicação de alguns livros para quem tem algum problema relacionado a intestino e acredito que vai ajudar a entender bastante sobre o assunto, de uma forma simples, pensado em você paciente.
Bem, o intestino é hoje considerado o nosso segundo cérebro e eu brinco que é o primeiro, por que na verdade ele tem tantos neurônios quanto o cérebro e é ele que é responsável por absorver ou rejeitar os alimentos que vão para o bolo fecal. Então temos que entender e valorizar e promover uma organização do intestino para que o nosso corpo trabalhe de uma forma adequada. Não tem outra alternativa. Se é através dele que a gente vai dar energia e nutriente para o corpo, porque não?!
Neste momento entra o papel e o auxílio da nutricionista, em que atuamos em conjunto, em um trabalho multidisciplinar pois o indivíduo não é uma coisa só. Você paciente não é uma coisa só. Você não é um bloco de um problema, a gente é um processo de organização e isso é muito importante de entender.
Dentro do processo intestinal a gente tem vários conflitos da parte psicossomáticos que podem estar envolvidos, por exemplo uma diarreia que vem sempre em uma situação vivida com muito medo, onde a pessoa passou por uma situação de medo muito forte e a coisa não organizou.
Conseguimos entender diversas situações que passamos através do intestino, onde o Intestino delgado, atua no processo de absorção; O duodeno vem aplicado a uma situação de contrariedade muito forte; o apêndice (que é uma parte importante do intestino que atua como um bactericida intestinal, trabalhando para limpar nosso intestino, armazenando as bactérias boas); O intestino grosso tem que absorver os nutrientes dos líquidos e precisa de água para trabalhar. Quem tem doenças como doença de crohn, diarreia recorrente, hemorroidas.. são pessoas que geralmente estão se curando de algum processo ou algum problema que não estão conseguindo resolver… se tem alguma dificuldade relacionada ao reto, a gente tem uma pessoa que está se sentindo deslocada, que não encontrou o seu lugar e tudo mais… Enfim, estas são algumas salpicadas para que você possam expressarem o que pode ser que esteja acontecendo contigo e no que a microfisioterapia vai poder te ajudar, pois em tudo isso a gente entende o que é a vai conseguir te ajudar a transformar e organizar.
Outra coisa que é muito legal entender é que o normal das fezes é um formato de salsicha, comprida, pastosa e lisa. Se eu faço o famoso cocozinho de cabrito, eu tenho uma alteração. Se eu faço um cocô muito duro, ressecado e que tenho dificuldade de evacuar eu tenho um outro problema que pode estar acontecendo no intestino. Então é importante avaliar como estão as fezes e entender como o seu corpo está trabalhando. Quem quiser saber mais sobre mais sobre estas formas de fezes, pode procurar na internet por “Escala de Bristol”.
As recomendações de leitura que comentei são:
Acho que vale a pena começar a entender o seu corpo e começar a entender o seu corpo, como o seu intestino pode trabalhar para que a gente possa nos organizar.
De qualquer forma, me conta qual a sua dificuldade e como anda o seu intestino para que eu possa te mostrar como a microfisioterapia pode te ajudar.