Olá!
Eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta, mestre em ciências da reabilitação pela USP e trabalho com a técnica de microfisioterapia. E hoje eu vim falar pra vocês um pouquinho sobre a famosa rinite.
Quando ela ataca… aí que coceira nesse nariz, quanto espirro que vem junto com essa rinite. E a gente nunca sabe porque ela vem.
Então, a rinite pode ter vários processos causais. Na micro, quando a gente atende o paciente a gente vai conseguir identificar esta causa. Se a causa é uma toxina, como por exemplo algo no ambiente que está incomodando…
poeira, fumaça, cheiro de cigarro, um perfume, ácaro… elementos tóxicos que estão no ambiente e que seu organismo não está aceitando.
A causa ainda pode ser por causa de um processo químico, por exemplo produtos de limpeza, que acabam incomodando o olfato.
Ainda temos como causa um processo emocional que pode estar ligado a esta rinite que virá somatizado com algum medo ou processo que estará em busca de um processo de algo que está errado.
Primitivamente, temos nariz com a função de cheirar, da mesma forma como um cachorrinho chega em um ambiente e cheira tudo ao redor para verificar se está tudo bem ou não, nós vamos querer identificar se este local ou ambiente é seguro ou se há algum problema.
Em razão disto, primitivamente eu posso ter estes quatro processos ligados a causa da rinite… e por isso que a micro é legal, pois ela vai nos dando um norte dentro deste processo, ou seja, ela vai mostrar para este indivíduo o que está criando este alerta dele.
Ainda relacionado com esta questão alérgica, temos a hipófise que é o órgão regulador do processo alérgico, que é um das 32 partes do corpo que a microfisioterapia elenca como possibilidade de causa relacionada à rinite. Então o legal é que quando eu identifico na micropalpação um processo ligado a hipófise, eu consigo falar para o paciente o que está relacionado a isso ou não.
Durante o processo da micro, também usamos de forma associada os conceitos da fisioterapia integrativa que ajuda identificar as ligações entre diferentes processos. Com isso avaliamos em você qual é o processo e o que está ligado dentro do seu organismo que pode estar judiando de você para que esta rinite ocorra.
Quando o processo é mais emocional, a micro vai identificar, tratar e trazer esta nova percepção de um forma mais rápida.
Já quando o processo é mais químico, nós temos que nos afastar destes produtos por um tempo para que a micro possa agir e trabalhar de forma que possamos reintroduzir este processos… como no caso de perfumes, que com o tratamento são criadas condições para que você possa voltar a usá-lo sem reações alérgicas de rinite.
Espero que você tenha gostado do conteúdo e nos vemos em breve com um novo conteúdo.
Ah! Se você estiver passando por algum problema de rinite, entre em contato comigo e vamos tratar desta situação de uma vez por todas.
Abraço e até logo.