Quando se fala em emoção muitas pessoas estranham a relação coma Microfisioterapia e a pergunta que ouço é: O que uma técnica de Fisioterapia tem a ver com o aspecto emocional?
E eu respondo para você: tudo!!!
Nosso corpo não tem alas separadas dentro dele como em uma fábrica que divide os setores de produção, ele tem interligação de uma peça (órgão) com as outras e não conseguimos desconectá-las nem para adoecer e muito menos para curar.
Entendendo essa ligação fisiológica conseguimos trazer á tona o principio do entendimento do processo corpo-mente, ou, razão e emoção se preferirem.
Quando comecei estudar a Leitura Biológica e fazer a formação foi como seu tivesse descoberto a roda, porque ficou tão claro e fácil ligar estes pontinhos que minha forma de atendimento além de melhorar ficou ainda mais fluida para os meus pacientes, e agora vou te explicar tudo isso e tenho certeza que você também entenderá facilmente este universo tão complexo e ao mesmo tempo tão simples chamado corpo humano.
Quando passamos por qualquer situação na vida o nosso cérebro inconsciente, ou primitivo, registra todo aquele evento, com os 5 sentidos, o que é agradável certamente nos traz reações bioquímicas boas ou até mesmo nos tira um sorriso só de lembrarmos, por exemplo.
Porém, aquilo que foi difícil, vivido no inesperado, de forma isolada, que não tenhamos conseguido reagir e que ainda não temos uma estratégia para lidar, fica registrado como um perigo nesta área do cérebro e traz sintomas no corpo enquanto não resolvemos na mente.
Com isso, aquele órgão que foi impactado de acordo com a nossa percepção naquele exato momento de perigo, ele altera a nossa resposta emocional. Vamos de exemplo que eu acho que fica mais fácil de entender.
Uma criança faz um desenho para sua mãe, achando que está maravilhoso, e quando vai entregar para ela, a mãe diz que está borrado, sujo, feio e que é muito mau gosto. A criança naquele momento não se sente a altura de desenhar mais e acaba se sentindo desvalorizado por ela; após isso ele começa a ter a baixa autoestima e alguns meses depois a criança tem reflexo no seu desenvolvimento do tamanho, ela para de crescer já que órgão afetado emocionalmente foi a hipófise que regula os hormônios relacionados ao nosso crescimento físico.
E por aí vai, o órgão impactado depende da forma como enxergamos aquele momento, e se for uma contrariedade podemos aos poucos afetar o intestino, rebaixar a serotonina que é produzida nele e nos traz a sensação de alegria, leveza; e a partir daí irmos para uma “depressão”.
Se nos sentirmos perdidos quando formos tomar as decisões podemos ter um problema na suprarenal e assim por diante, cada partezinha conecta uma função física e outra emocional, não tem jeito, querendo você ou não; nossa biologia é assim, corpo e mente integrados.
E como a Microfisioterapia acha estes pontinhos emocionais? Ela conecta justamente estes órgãos relacionados ao nosso sintoma e aí eu sei lhe dizer qual foi a emoção envolvida no seu processo patológico que foi tratado.
Incrível né!? Sim , é muito bom podermos entender como nos sentimos em determinado processo que não conseguimos nos expressar naquele momento e seguimos adiante, com dor, as vezes remendado, por outras até sangrando mas seguimos, porque sempre achamos que devemos superar e ser fortes, mas o duro é que uma hora o copo transborda, a sujeira debaixo do tapete te faz tropeçar, não importa; mas que as dores aparecem ahh sim, uma hora elas virão; então com Micro você pode entender que dá, que é possível deixar para trás, viver sem as dores físicas e ou da alma, pois você mais do que ninguém sabe o quanto merece e deve ser feliz.
E este processo é tão lindo e único, porque o corpo é tão sábio que ele acha o caminho de volta, conforme há a renovação celular os sintomas vão se amenizando e você volta a se reconhecer, se achar, a ter a sua luz vital de volta, acolhendo e mudando as suas reações naturalmente pois ele entendeu que pode parar de se proteger e gerar estes sintomas equivocados, seja de depressão, tristeza, ansiedade, pensamentos obsessivos, frustração, angústia, falta de confiança, medos excessivos, pânico como era o meu caso, enfim qualquer emoção que esteja desorganizada aí.
Lembrando que é claro, a Microfisioterapia não irá excluir outros tratamentos, como psicológico, psiquiátrico ou qualquer outra terapia que você esteja fazendo, ela vai COMPLEMENTAR o processo de cura e quando você for sentindo os resultados aí sim você irá junto com os profissionais que cuidam de você qual o novo caminho a seguir.
Ficou claro, agora? Tem mais dúvidas, deixe aqui ou me mande no privado, será muito bom te ajudar a ter esta transformação na sua vida.
Vou ter reação de as emoções piorarem após a sessão de Microfisioterapia?
A Microfisioterapia não costuma dar grandes reações em 98% das pessoas que a fazem, criou-se um mito nisto que parece que o número foi invertido….rsrsrs
O que você pode ter é uma certa sonolência após a sessão, que eu explico sempre que seria o corpo pedindo descanso para se organizar.
Secundariamente, a reação pode ser intestinal, se você não ingerir a quantidade adequada de líquidos bons, pois como as vezes liberamos fatores de toxinas, o corpo vai querer soltá-las e se você não bebeu água altera a função.
Para depressão também serve?
Sim, a Microfisioterapia e Leitura Biológica vão te ajudar a entender o que foi que te levou a chegar neste ponto e organizar o corpo, as memórias celulares que estão te trazendo a estado de não reação emocional que abala tanto o seu físico também, lembre-se cada órgão remete a uma emoção.
E se eu não souber porque fiquei assim?
Sem problemas, no atendimento eu vou te avaliando, tratando e identificando quais processos te levaram a este estágio, foi um bloqueio vivido quando você estava na barriga da sua mãe? Foi na Infância? É algo biológico que esta reagindo com alguém da família (avós, tataravós…)? Tudo isso, eu vou verificando e te aponto.
De quanto em quanto em tempo vou ter que fazer a Microfisioterapia?
Terei que avaliar cada um, a Micro não tem protocolos, cada individuo é único. Mas sempre entre 40 e 60 dias os intervalos indicados. Aliás, boa pergunta, porque, não é porque leva o nome de ansiedade por exemplo, que tratamos igual na Microfisioterapia; mesma sendo o mesmo diagnóstico pela medicina convencional para nós o modo de reação de cada um é diferente e a situação “causadora” também o foi.
Gostaria de eliminar os remédios que estou tomando a Microfisioterapia vai me ajudar?
Não é papel do Fisioterapeuta retirar medicamentos, mas certamente no trabalho em conjunto se você for melhorando quando seu médico te reavaliar ele pode oportunizar o desmame de acordo com as suas novas condições.
Meu filho é adolescente e está com depressão e fobia social, só que não gosta de falar, será que adianta fazer com ele?
Sim, mas, só atendo depois que eu explico como funciona a técnica e percebo que a pessoa está disposta a começar esta mudança, toda cura depende mais da pessoa querer do que de quem a ajuda.
A boa notícia é que geralmente eles gostam bastante, porque entendem que não precisam me contar os detalhes, reviver ou tentar explicar algo que até para eles é difícil; eles só deitam na maca e eu percebo os pontos e trato, então acaba sendo bem eficaz e receptivo por parte deles.