Pular para o conteúdo

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NOS PROCESSOS DE CURA

Complementares
Avalie este post

Quando nosso corpo começa apresentar sinais de alerta, os chamados sintomas, passamos a ter evidências de algo esta errado realmente, porém alguns processos relacionam-se enfaticamente com a alimentação.

Mas como assim ?? Vou fazer Microfisioterapia ou passar na Nutricionista !? Vamos por partes: você esta se consultando com uma Fisioterapeuta e sim, ela pode te encaminhar para uma Nutricionista ou Nutróloga; se considerar viável para a sua melhora absoluta.

Doenças do Trato gastrointestinal, Renais, Endócrinas e até mesmo Neurológicas são alguns exemplos de necessidade de fator Nutricional adequado.

A Microfisioterapia identifica e trata processos relacionados as questões de absorção, eliminação, formação tecidual e orgânica, renovação celular que dependem diretamente dos alimentos consumidos diariamente.

Se o paciente possui déficit destes fatores a terapia não irá surtir efeito adequado já que o corpo não tem os nutrientes necessários, então sim a Fisioterapeuta irá te questionar sobre sua alimentação e você deve sempre estar atento a ela.

Vou te dar alguns exemplos comuns de Doenças que começam a ser tratadas pela boca…rsrsrs

Doenças Neurológicas, com Défict de Atenção ou até mesmo com Depressão costumam estar associadas a Níveis baixos de Omega3, então para manter sempre dentro do índice adequado o paciente pode precisar repor, pois eles auxiliam na renovação de partes dos neurônios que são fundamentais para a nossa vitalidade. Para estes pacientes é sempre bom prestar atenção neste item, e aí é claro pessoal não vou entrar no detalhe da coisa, mas quero que estes exemplos sirvam para que você comece a prestar mais atenção no que come de modo geral. Aqui alimentos como peixe, oleaginosas, óleo de canola, linhaça são bons aliados para manter o consumo diário dentro de uma padrão ideal.

Há estudos que comprovam que casos em que se achava que o idoso possuía Demência Senil, foi resolvido com Água, isso mesmo, pois na verdade identificou-se que não era este o diagnóstico, mas sim que o paciente idoso não consumia Água, então seu cérebro não conseguia exercer a atividade adequada no processamento neuronal. Temos que cuidar sempre destas pessoas e avaliar isso em nossas casas, pois os vovôs acabam tendo uma diminuição no funcionamento das Glândulas que “ativam” a sede e acabam tomando água somente quando vão tomar os seus remédios.

Você já ouviu falar que quando vamos realizar uma prova devemos comer chocolate? Isso porque nosso cérebro precisa de Glicose para trabalhar, então mesmo os pacientes Diabéticos não podem retirar 100% do consumo de açúcares da sua vida, eles têm que aprender de quais alimentos é melhor tirar a glicose sem prejudicar o organismo. Para que não apresentem lentidão, fadiga excessiva ou baixas de Pressão.

Pacientes com Infecções Urinárias devem dosar o consumo de Água dependendo do caso e com Cálculos Renais então nem se fale, se eles abusam da ingestão começam a ter problemas secundários importantes e às vezes nem sabem o porquê.

Em casos de alteração nos índices sanguíneos como, por exemplo, a Vitamina D, a Microfisioterapia auxiliará no processo de absorção, mas o paciente terá que acertar o seu consumo e ainda por cima pegar um Solzinho nos antebraços e/ou nas pernas por pelo menos 10min no dia, senão o corpo não terá como reagir. O mesmo critério de reposição do componente se aplica em casos como Ferro, Cálcio e por aí vai.

Se você esta com uma Gastrite e come somente bobagens estará prejudicando a melhora do organismo naquele momento, então é adequado dar o corpo as ferramentas para poder se organizar novamente e depois que você passar esta fase de crise poderá comer tudo o que gosta novamente, porém com moderação e sabedoria, pois não só na Doença, mas como manutenção de saúde alimentar-se bem é fundamental.

Bom, espero ter esclarecido o quão importante o alimento é em nossa vida, saúde e estrutura corporal íntegra, e qual o papel da comida diante da Microfisioterapia, que com certeza irá ajudar em cada um destes exemplos, mas sem o alimento não irá jamais sanar a doença.

Temos como grande fonte de inspiração a Medicina Oriental, onde um dos seus pilares é alimentação de forma adequada, eles consomem altos índices de peixe e hoje já estuda se é isto um dos grandes segredos da inteligência e longevidade, comem elementos da terra e da natureza na maioria das refeições buscando ter uma boa qualidade de vida; acredito que não seja á toa que estas tradições vem tendo cada vez mais adeptos, então acho pertinente você começar a dar uma olhadinha no seu prato e cuidar do que coloca nele, pois isto pode dizer muito sobre sua saúde do que você imagina.

Tem mais alguma dúvida em relação a este tema? Mande para mim que terei prazer em te ajudar.

Inscreva-se em nossa newsletter

Tags :

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Misticismo

A Microfisioterapia é uma técnica Francesa que iniciou em 1983, em que 2 fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Benini estudaram...

Trauma Emocional

Quando se fala em emoção muitas pessoas estranham a relação coma Microfisioterapia e a pergunta que ouço é: O que...

Rinite Alérgica

Olá! Eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta, mestre em ciências da reabilitação pela USP e trabalho com a técnica de microfisioterapia....

Agendamento

Agende sua consulta

Microfisioterapia em Santo André

Boas Festas!

Desejamos a todos os pacientes e amigos um excelente final de ano, repleto de motivos para se alegrar.
Entre os dias 21/dez e 03/jan estaremos em recesso, retornando os atendimentos em 04/jan.

Microfisioterapia em Santo André

Tenho algo que pode te interessar

Final de ano está chegando e novos planos para o futuro começam a surgir. Que tal cuidar de sua saúde de forma que você entenda o que atrapalhou sua saúde e desempenho em  2023 e começar 2024 em pleno vapor?