Esta técnica Francesa, é chamada de Microfisioterapia devido ao seu tratamento ser baseado nas micropalpações ou toque sutil, firmada em 1983 por Daniel Grosjean e Patrice Benini, pela qual eu sou absurdamente apaixonada e grata, surgiu baseada nos estudos de Osteopatia principalmente, mas abrange outros princípios como a Medicina Chinesa e a homeopatia também.
Para entender os pontos utilizados nas micropalpações os precursores da Microfisioterapia se aprofundaram ainda mais na Embriogenese, Filogenese e Ontogenese, se apoiando nestes pilares para entender a comunicação corpo-mente.
Aqui no Brasil ela desembarcou em 2005, através do Dr Afonso Salgado; que também tive o prazer de ter aulas com ele no início da minha formação em 2015; nesta chegada tivemos a satisfação de ter e ainda temos em alguns módulos, agora em 2023, os “pais” da Microfisioterapia vindo até nós, aqui no Brasil, para ensinar e dar continuidade às suas pesquisas nesta área.
Comprovadamente; hoje temos várias pesquisas na área de Toque Sutil, que afirmam que através da pele os nossos neuro receptores comunicam com o cérebro e conseguimos tratar o corpo como um todo.
No caso da Microfisioterapia os pontos designados nos mapas corporais que utilizamos são baseados na Embriogenese então uma grande curiosidade e que os pacientes sempre tem é: porque você está fazendo na cabeça se minha dor é no estômago? Eis aí, a resposta, o Fisioterapeuta, no caso eu, toco os pontos distantes do local da queixa, contudo sempre tem relação pois, quando éramos célula embrionária e nos transformamos em um “verdadeiro” embrião de cabecinha e perninhas nós dividimos este tecido e os pontos se afastaram, mas ainda tem a relação da origem celular.
Alguns pacientes me questionam sobre maiores estudos aqui no Brasil, já que temos vários artigos em Francês e aqui poucos deles, falo para vocês com a propriedade de quem fez um Mestrado na USP com estudos qualitativos, que são aqueles que são chamados de subjetivos, ou seja, mesmo que existam dados de questionário que o remetam ao resultado positivo sempre haverá alguém que questionará, porque cada um interpreta como quer ou convém…rsrrs; não são estudos simples como 2 e 2 ser 4.
Os níveis de Dor são considerados subjetivos então começa por aí, enfim, afirmo para vocês que nos meus estudos desde 2015 com a técnica o índice de melhoras dos meus pacientes gira em torno de 87% então para mim isso basta, já que nestes anos realizei mais de 3mil atendimentos nos mais diversos tipos de pessoas com queixas mais adversas ainda.
Amo estudar e me aprofundar no que faço, mas embarquei neste caminho depois que vi que realmente funcionou testando em mim e obtendo minha cura, por isso deixo para os donos da bola; os Professores e Fisioterapeutas Grosjean e Benini; estudarem, e eu praticar e colher os frutos com vocês no meu consultório que é onde me encontrei e amo estar ajudando as pessoas todos os dias.
Enfim, se tiver alguma dúvida, pode me chamar será uma enorme satisfação te contar mais sobre tudo isso.
Beijos no coração e te espero em breve lá minha sala para você desfrutar de toda essa maravilhosa transformação chamada de Microfisioterapia.