Olá!
Eu sou Carolina Sanchez, fisioterapeuta, trabalho com a técnica de microfisioterapia e hoje eu vim falar com vocês um pouquinho sobre os recém-nascidos e como a microfisioterapia pode ajudar neste processo. Vamos lá comigo?!
Para as mamães de plantão e que acabaram de ter os seus filhinhos e que passam dificuldades em processos como o sono; refluxo; aquela criança muito chicletinho que não dorme com ninguém, nem com o papai, nem com a vovó e só fica com a mamãe o tempo todo; que tem dificuldade para evacuar; ou que você está encontrando algum processo que te dificulte o aleitamento… saiba que a microfisioterapia pode te ajudar.
Todos estes processos, em cada um destes cinco que eu falei tem as suas causas. São causas específicas que vão trazer para esse recém-nascido uma percepção diferenciada e que vai promover nele estas alterações. Estas percepções podem ter ocorrido no processo gestacional, durante ou após o nascimento. Temos que nos lembrar que o recém-nascido tem, no mínimo, uma história de nove meses dentro da barriga da mamãe e também um processo de preconcepção, como, por exemplo, o estresse que o papai e a mamãe estavam antes dele ser gerado, afinal o espermatozoide foi gerado pelo menos 72 antes da concepção, do momento de fecundação do óvulo, e se vir a se tornar um embrião. Tudo isso são vivências e memórias celulares que a microfisioterapia trabalha.
Nossa Carol, mas como você vai identificar um processo que é ligado ao espermatozoide do pai do meu filho?!
Gente, os pontinhos trabalhados pela microfisioterapia vão nos dando este norte, nos mostrando a quanto tempo esta memória celular está ali e qual é o processo envolvido nisso. Se é um medo, se é alguma incapacidade vai desregular o sono. Se é um medo de abandono da mãe, que de repente tem medo de perder aquele filho, ou ainda que passou por um sangramento durante a gestação pode causar este apego maior na criança, de não querer ficar com ninguém, de não querer aceitar ninguém e não estar apta a se separar da mãe, mesmo após o nascimento. Se o bebê está com muita dificuldade em termos de fezes, sendo a própria evacuação como também as cólicas que eles tem durante o período inicial de vida, ou também se tem processos de urgência na mãe, que quer fazer tudo e tomar conta de tudo, de preocupação, de avaliação e que a micro pode ajudar. O próprio processo da mamada ou da mãe produzir ou não o leite também são experiências pontuais que também podem alterar este organismo… na mãe com a produção do leite e no bebê entendendo a capacidade de sucção dele. Nós temos processos palatáveis que acontecem ao longo da formação do bebê que podem alterar o processo de sucção, ou seja, o funcionamento até do próprio músculo da língua.
Tudo isso são processos que conseguimos identificar com a aplicação microfisioterapia nos bebês e recém nascidos.
A intenção aqui é colocar todos os aspectos que a micro pode trabalhar, mas caso você tenha algum aspecto pontual para apontar, pode entrar em contato conosco, seja por e-mail ou por nossas redes sociais. Vamos juntos disseminar este conhecimento da microfisioterapia, que é uma técnica francesa, com mais de 30 anos e que pode ajudar tanto a mamãe quanto o recém-nascido, tanto que as vezes é necessários que os dois façam a sessão, pois enquanto não acalmar a mamãe, o bebê não vai ficar tranquilo… mas isso é tudo explicado de forma bastante individualizada no momento da sessão.
Espero ter ajudado. Fiquem bem e até logo!